Atualizado em 30/09/2013

27º Jogos da Juventude do Paraná – 2013

Umuarama

Fase Final – Divisão B

Os Jogos da Juventude 2013 aconteceram em Umuarama dos dias 20 ao 26/09/2013. Composto das modalidades Basquete, Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Volei de Praia e Xadrez – foi incluído também este ano a modalidade Skate.

Participaram 94 municípios com mais de 2800 atletas.

Na Modalidade Xadrez houve participações de 30 equipes (19 masculinas e 11 femininas) em três competições: Xadrez Relâmpago (partidas de 10 minutos), Xadrez Rápido (partidas de 40 minutos) e Xadrez Convencional por Equipes (partidas de quatro horas).

Siqueira Campos participou com duas equipes.

A Equipe Masculina – Bruno Kikuta, Renan Britzke Castro, Lucas Teodoro Barbosa de Aguiar, Gabriel Batista de Souza, Gustavo Barbosa Gomes e Antonio Henrique Carster Livramento da Silva.

A Equipe Feminina – Paola da Silva Fernandes, Lais Teixeira Mariano da Silva, Amanda Garcia Machado, Kamila Milena Xavier e Ana Carla Luciano Pereira.

O siqueirense Bruno Kikuta conseguiu ser Campeão em duas versões (Xadrez Rápido e Relâmpago).

Também conseguiram ser Campeões no Xadrez Relâmpago os siqueirenses Renan Britzke e Paola Helena da Silva Fernandes e Medalha de Ouro com melhor desempenho no 5º tabuleiro Ana Carla Luciano.

Obtivemos muitas medalhas de Prata e Bronze nas competições individuais e nas coletivas.

No Xadrez Convencional por Equipes, a competição mais importante: Siqueira Campos conseguiu uma ótima dobradinha – fomos Vice-Campeões tanto no Feminino como no Masculino.

Considerando os resultados nas três competições a Equipe Masculina foi Campeã Geral e a Equipe Feminina foi 3ª colocada.

Como saldo final obtivemos dois troféus e 28 medalhas.

Classificação Final Xadrez Masculino:

Campeã – Siqueira Campos – 1368 pontos;

Vice-Campeã – Manoel Ribas – 1262 pontos;

3º Lugar – Cascavel – 1256 pontos.

Classificação Final Xadrez Feminino:

Campeã – Foz do Iguaçu – 1181 pontos;

Vice-Campeã – Manoel Ribas – 1131 pontos;

3º Lugar – Siqueira Campos – 1049 pontos.

Impressões

O evento foi muito enriquecedor em todos os aspectos: cívico, esportivo, de companheirismo e uma experiência de vida com fatores emocionais positivos.

Ficamos muito satisfeitos e contentes por termos um grupo que administra o município com a vontade de fazer bem-feito e ficou comprovado com esta competição que também contemplam a diversidade esportiva – poucos municípios apóiam o xadrez pelo pouco retorno político, algo que não acontece em Siqueira Campos – aqui temos total apoio e por isso esses excelentes resultados.

Agradecimento a João Belmiro de Lima “Kanuti” pelo esforço em nos atender, onde se mostrou ser um funcionário público 24 horas por dia e nos sete dias da semana – sempre ligando para se certificar de como estavam todos e do andamento da competição.

Agradecimento especial ao Rael Gabriel “Quebrassanto”, que sempre com boa disposição, paciência e bom humor nos conduziu sempre com segurança, precisão e pontualidade aos diversos pontos – refeitório, salão dos jogos, alojamento, CCO, etc. Aí incluímos também agradecimento ao João Adriano que nos cedeu este excelente micro-ônibus, na medida para o grupo, mas muito confortável para essa viagem de mais de mil kilômetros.

Os enxadristas agradecem ao Prefeito, Vice-Prefeito e Ademir por nos ter dado a honra de representar o município, onde nos sentimos orgulhosos pelo grande sucesso obtido.

Tenho certeza que cada enxadrista desta caravana se sentiu orgulhoso em dizer “Sou de Siqueira Campos”.