Saúde - Sexta-feira, 07 de Outubro de 2022

Com apoio da Prefeitura, SAMU de Siqueira Campos recebe investimentos e a tão esperada valorização

Gestão articulou junto à AMUNORPI para trazer a administração para o CISNORPI, além estar realizar investimentos na base.

Em meio à pandemia, equipes do SAMU ficaram sem receber por meses, sendo necessária uma intervenção por parte dos municípios do Norte Pioneiro e do estado.

Vale lembrar que o serviço do SAMU de atendimento precoce de urgência e emergência, é realizado por empresa terceirizada que recebe um repasse do governo do estado.

Uma força de articulação foi feita pela AMUNORPI, da qual o Prefeito Luiz H. Germano é o atual Presidente, com a Secretaria da Saúde do Paraná para trazer a administração do SAMU para o CISNORPI (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro), que passará a fazer a gerência a partir de 2023.

É entendido que a regionalização da gestão trará importantes avanços aos serviços.  A mudança, na prática, trará soluções mais rápidas para eventuais problemas e poder total de decisão aos prefeitos da região.

A situação da Base de Siqueira Campos contava com uma ambulância sem condições de trabalho, segundo uma das socorristas do SAMU:

(…) estava um caos, ou segurava o paciente ou segurava a porta, e a gente implorava pra empresa, a Prefeitura também tentou dialogar com a empresa, e eles sempre viravam as costas.

A Prefeitura então interveio para garantir o pleno atendimento aos pacientes e, no início de 2022, adquiriu uma ambulância nova no valor de R$250.000,00.

Agora, na tarde deste último dia 06 de outubro, começaram a ser entregues os primeiros mobiliários e equipamentos para reestruturar a base, que também estava em uma situação precária. Num ato simbólico, foram entregues computador, mesas, cadeiras, e deveria ser entregue uma TV nova, entretanto foi um dos itens furtados recentemente no Centro de Distribuição.

Ademais, o restante dos itens como Lavadora, Armário, Balcão, Sofá e outros mobiliários em geral, já foram comprados e serão entregues em breve pelas empresas licitadas.

Nessa compra de reestruturação, foram utilizados quase 29 mil reais dos 41 mil, de uma emenda conseguida pelo vereador Fernando Teixeira, na compra dos novos equipamentos, e que ainda terá os 12 mil reais à disposição da equipe para futuras necessidades.