120 dias - Departamento de Meio Ambiente

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 13 de Maio de 2021


120 dias - Departamento de Meio Ambiente

O Governo Municipal completa 120 dias neste dia 5 de maio. E muitas ações foram realizadas pelos mais diversos departamentos da administração municipal.
Confira abaixo qual foram as ações do departamento:

- VIVEIRO MUNICIPAL
Compra de suprimentos para manutenção do viveiro de mudas além da colocação de energia no local, fornecendo melhor trabalhabilidade com equipamentos elétricos e também valorização do funcionário, através da aquisição de geladeira, fogão e rádio para entretenimento.

 

- DIA DA ÁGUA
Evento realizado pelo departamento para conscientização e benção das águas, realizado no distrito da Alemoa contando com a presença de diversas autoridades do município e trazendo à reflexão para valorização deste recurso tão importante e o papel de cada pessoa na preservação das águas.Na sequência foram plantadas mudas no entorno da prainha e assumidos compromissos das autoridades na gestão dos recursos hídricos.

 

- DIA DA TERRA
Evento realizado para conscientização sobre práticas sustentáveis que devem-se tomar como rotina, contou com o plantio de árvores em logradouros do município além de panfletagem nos departamentos internos da prefeitura, indicando ações sustentáveis que podem ser adotadas por cada um.

 

- CANIL MUNICIPAL
Redução na superpopulação de animais do canil municipal, já que o espaço só pode comportar 60 animais e ao início do ano havia excedente de animais o que pode configurar como maus-tratos. Já no final do bimestre chegou-se na capacidade equivalente e foi possível abrir vagas para outros animais vítimas de maus-tratos e abandonos. 

Foi possível chegar a esse número graças à soma de esforços deste departamento e do veterinário responsável, que possibilitaram maior divulgação nos trabalhos de adoção, mesmo não sendo possível realizar as feirinhas de adoção por conta da pandemia e decretos municipais. 

Outras ações que estão sendo realizadas são com relação à compra de remédios para manutenção básica do abrigo e castrações.

 

- VACINAÇÃO DOS CÃES DO ABRIGO
Aquisição de doses de vacinas importadas para prevenção de oito tipos de doenças, inclusive a Cinomose e vacinas antirrábicas.

 

- CÃOPANHA DO AGASALHO
Campanha para aquisição de doações de mantimentos para aquecer os cães do abrigo, bem como cobertores, mantas, tapetes, colchas e afins, de forma a esquentar os animais nos dias mais frios que virão. 

Também teve o apoio da UNINGÁ como parceira que doou placas laminadas para forrar os pisos e dessa forma esquentar as baias onde ficam os cães. 

 

- DENÚNCIAS DE MAUS-TRATOS ANIMAL
Recebimento de denúncias e verificação in loco de possíveis situações de maus-tratos. Ao primeiro contato é feito a orientação e quando é verificada situação agravante é feita uma notificação de reparo ao dano animal e posteriormente acompanhado, na inexistência do reparo ou sob ameaça de vida do animal, é acionado à polícia para tomarem as medidas cabíveis.

 

- AQUISIÇÃO DE PICADOR DE GALHOS
Compra de equipamento para reduzir o volume de resíduos provenientes de podas urbanas, que atualmente é destinado ao aterro. O equipamento será acoplado junto ao caminhão de coleta e possibilitará a trituração de galhos de aproximadamente 30 centímetros de diâmetro, melhorando a ergonomia dos trabalhadores da limpeza urbana além de contribuir para a correta destinação desses resíduos. 

 

- PROJETO CIDADE LIMPAOrganização através de cronograma das limpezas de quintal executadas por setores de bairros. A cidade foi dividida em 4 setores onde há agendado os dias em que o caminhão passará coletando os resíduos de podas, capinas e roçadas, além de móveis em madeira. O objetivo do projeto é reduzir a disposição inadequada desses resíduos além de contribuir na fiscalização.

Paralelamente a isso, foram adquiridos equipamentos como motopodas, roçadeiras e sopradores, além de EPI’s para os trabalhadores da limpeza urbana.

 

- INÍCIO DO PROJETO LIMPEZA DO RIBEIRÃO FARTURA
Contato inicial com a SANEPAR para dispor de técnico para testes de vazão objetivando requerimento da Outorga Prévia. Na sequência será requerido Licença Ambiental para o trabalho de desassoreamento do Ribeirão Fartura em toda a sua extensão.

 

- CAPACITAÇÃO TÉCNICA DA EQUIPE

Capacitação de todos os funcionários do Departamento com assuntos pertinentes à pasta como: Resíduos da Construção Civil, Resíduos Hospitalares, Coleta Seletiva e Atendimento a situações de Maus-tratos animal.

Governo Municipal


Siqueira Campos