Em visita à Santa Casa, Beto Preto traça plano para Prefeitura e Hospital

Saúde - Segunda-feira, 11 de Outubro de 2021


Em visita à Santa Casa, Beto Preto traça plano para Prefeitura e Hospital

Nesta segunda-feira (11), o Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, foi recebido na Santa Casa de Misericórdia de Siqueira Campos, para conhecer as atuais instalações e traçar um plano para que o Hospital se reestruture como Referência de Saúde na Região.

Acompanhado pelo Prefeito, Luiz H. Germano, do Vice, Paulo Leite, do Diretor da Santa Casa, João C. do Amaral Planet, e o Diretor da 19ª Regional de Saúde, Marcelo Nascimento, Beto Preto inicialmente foi conhecer todas as alas do hospital e entender qual a atual situação de todas as partes do hospital. Ele passou desde as enfermarias e a ala de tratamento do COVID-19, até o Centro Cirúrgico do hospital.

Após conhecer as instalações do hospital, aconteceu uma reunião, na qual se juntaram à comitiva, a Secretária de Saúde de Siqueira Campos, Valeriane Guidio, o Secretário de Administração de Siqueira Campos, Luiz Carlos Santos, e o Diretor da Fazenda de Siqueira Campos, Willian Marinho. Nesta reunião o Secretário ressaltou a importância da gestão do hospital trabalhar junto da Prefeitura para resolver os problemas mais urgentes que demandam. Dentre os principais problemas citados foram destacados a necessidade de modernizar as instalações de gases medicinais, um investimento para readequação estrutural conforme exigido pelo Corpo de Bombeiros, além uma pintura geral e reforma nos telhados. Esses problemas, Beto Preto ainda disse por cima que a Santa Casa pode contar com o apoio do estado, que está disposto a liberar uma verba de R$500 mil para "colocar a casa em ordem". 

Com relação as cirurgias, o Secretário enfatizou da necessidade da Santa Casa assumir um compromisso de realizar pequenas cirurgias eletivas, para que o munícipe não precise ir para grandes centros buscar esse tipo de serviço, relembrando o acordo celebrado semanas atrás em que a Santa Casa se comprometeu como 1 de 3 hospitais do Norte Pioneiro à realizar esse tipo de procedimento em parceria com 19ª Regional. A meta é atingir 140 cirurgias até o fim do ano, até agora já foram realizadas 9. "Alguns pequenos investimentos tem que ser pensados nessa área", disse o Secretário, "como por exemplo, conseguir 2 carrinhos de anestesia, coisa simples e que já possibilita fazer vários tipos de operações aqui".

Além dessa verba, o Diretor da Santa Casa, João Amaral, relembrou outro dinheiro que o Hospital precisa receber em breve, "são 290 mil reais que estavam parados na justiça pois a Santa Casa não estava com a documentação em dia, agora estamos deixando tudo certo e essa verba, vindo de recurso federal, vai ajudar ainda mais".

O Prefeito Germano relembrou do compromisso de melhorar a Santa Casa para a população Siqueirense, “era um compromisso desde muito antes de ser prefeito, quando eu ainda era da diretoria da Santa Casa. Quando me tornei Prefeito uma das prioridades era essa restruturação, o primeiro passo dado foi o repasse, antes de apenas 140 mil ao mês, agora 210, quase R$3 milhões de reais por ano que a Prefeitura destina à saúde do município somente à Santa Casa. Além ajudar com os projetos à serem desenvolvidos para que o Hospital consiga receber seus repasses".

Após a visita na Santa Casa, o Secretário foi acompanhado pelo Prefeito Germano, o Vice Paulo Leite e o Diretor da Regional, Marcelo Nascimento, para uma entrevista à rádio local e depois foram até a Câmara de Vereadores para terminar a agenda em Siqueira Campos.

Governo Municipal


Siqueira Campos