Representado por mulheres do Meio Ambiente e Turismo, Siqueira Campos, participou do lançamento da Governança do Angra Doce.

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021


Representado por mulheres do Meio Ambiente e Turismo, Siqueira Campos, participou do lançamento da Governança do Angra Doce.

Foi realizada em Fartura-SP, durante a terça-feira, 19, no Balneário Camping Guiomarana, a Primeira Reunião da Governança do Angra Doce Federal, que reúne representantes do setor de Turismo das cidades que compõem a área de interesse turístico dos estados de São Paulo e Paraná.

Para compor a mesa de autoridades, foram chamados a secretária de Turismo de Piraju-SP, Malu Freitas; prefeito de Bernardino de Campos-SP, Wilson Garcia; deputado estadual Edson Giriboni; presidente da Câmara de Fartura, Fernando Pitukinha; prefeito de Fartura, Luciano Filé; presidente da Associação do Turismo do Norte Pioneiro (Atunorpi), Wellington Bergamaschi; secretário de Turismo de Fartura, André Bertoni e, representando o prefeito de Carlópolis-PR, Hiroshi Kubo, esteve Nilton Teles – secretário de Turismo. O município de Siqueira Campos-PR esteve pela diretora do Meio Ambiente, Elaine Rosa do Nascimento, Vera Lúcia de Britto, do departamento de Turismo, e Adriane Godoi, chefe da divisão de Meio Ambiente.

O evento é considerado de grande importância para o turismo regional, e, na oportunidade, participaram além do deputado estadual Edson Giriboni (PV-SP), representantes dos 15 municípios que compõem o Consórcio, autoridades e empresários locais, regionais, estaduais e federais de ambos os estados.

O projeto é de impacto socioeconômico e visa o fortalecimento de toda a “Área Especial de Interesse Turístico” da região Angra Doce, formado pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes-SP e seu entorno, abrangendo os municípios paulistas de Fartura, Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju, Bernardino de Campos, Itaporanga e Barão de Antonina, e ainda, os paranaenses Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé.

A solenidade teve como pontos principais a apresentação do “Selo de Qualidade do Turismo Farturense”, premiando 17 empresas de Fartura com o Selo Vitalício; a primeira ação com a Secretaria de Pesca Nacional e Mapeamento dos Pescadores, Comunidades Ribeirinhas e da Pesca Profissional; preâmbulo Angra Doce e Oficialização da Governança e também o “Pacto de Desenvolvimento do Angra Doce – Formação do 1º Grupo de Trabalho”.

Ainda, a formalização dessa governança tem por objetivo discutir os assuntos pertinentes aos municípios lindeiros à Represa Chavantes com processos de construções coletivas, com objetivos e prioridades referentes a essa área especial, instituída mediante a Lei nº 13.921, sobre os conjuntos formados pelos municípios do entorno da represa.

Durante o evento, foram homologadas com o selo vitalício, uma certificação máxima da qualidade do produto ou serviço prestado, as empresas e pessoas que fomentam o turismo em Fartura e região. A reunião teve ainda exposição de produtos artesanais de Fartura e participação do Grupo de Viola Caipira.

Texto: jornalfolhadadivisa.com

Governo Municipal


Siqueira Campos