Siqueira Campos participará de concurso de desenho

Cultura - Sexta-feira, 26 de Novembro de 2021


Siqueira Campos participará de concurso de desenho

Para homenagear o João Lopes, que morreu em 2020, o Centro Juvenil de Artes Plásticas definiu que "Bichos do Paraná" seria o tema de seu Concurso Paranaense de Desenho, que chega agora à sua terceira edição. As inscrições já estão abertas e vão até dia 16 de dezembro. A ideia é que os participantes pesquisem e descubram figuras paranaenses importantes de diversas áreas, mostrando o valor e o orgulho de ser paranaense.

"Eu não sou gato de Ipanema; Sou bicho do Paraná", cantava João Lopes, refletindo sobre a saudade que sentia em seu "exílio" voluntário em busca da vida de artista. No começo da década de 1980 a canção foi usada em uma campanha publicitária e se tornou um ícone do Estado, posteriormente regravada por diversas bandas e cantores.

Os retratados podem ser personalidades notórias da literatura, artes cênicas, música, artes plásticas, esportes ou mesmo figuras que beiram o folclórico, como "Oil Man" ou a "Mulher da Cobra", para ficar em dois destaques de Curitiba.

Para Luiz Gustavo Vidal, diretor do CJAP, a intenção com este tema é destacar as personalidades do Estado, a pesquisa na escola e na sala de aula. “Queremos que os participantes busquem referências, seja no espaço, seja nas personalidades, para falar um pouco sobre a identidade e a geografia do nosso Estado", diz.

Ele acrescenta que "o ato de criação do desenho, por si só, traz uma grande reflexão visual. Lembrando que interpretar uma imagem é tão importante quanto ler e escrever".

Os desenhos devem ser criados de próprio punho em técnica livre, como grafite, lápis de cor, lápis aquarelado, aquarela, giz de cera, giz pastel, canetas hidrográficas, entre outras. É importante que o desenho seja produzido sem suporte digital e sem ajuda de terceiros. A obra também deve ser inédita e original, ou seja, não pode ter sido editada ou publicada (parcialmente ou em sua totalidade) em qualquer meio de comunicação.

INSCRIÇÕES – A lista com os inscritos será divulgada no dia 17 de dezembro. Em fevereiro de 2022 serão divulgados os 40 selecionados que irão integrar tanto o catálogo quanto a exposição.

Para se inscrever os interessados devem preencher os formulários linkados abaixo:

CATEGORIA INFANTIL – 08 a 12 anos. 

CATEGORIA JUVENIL – 13 a 17 anos.

AcesseAQUIo regulamento completo.

Confira os catálogos dosconcursos anteriores.
 

 


Imagem e Texto: Agência Estadual de Notícias

Governo Municipal


Siqueira Campos