Fase macrorregional do Norte Pioneiro começa em Siqueira Campos

Esportes e Recreação - Quinta-feira, 16 de Junho de 2022


Fase macrorregional do Norte Pioneiro começa em Siqueira Campos

O município de Siqueira Campos é sede da fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS). Na noite de quarta-feira (15), a cerimônia de abertura marcou o início da competição que recebe escolas pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Ibaiti, Jacarezinho, Wenceslau Braz e Cornélio Procópio.

 

Cerca de 1.350 alunos de 95 escolas da região do Norte Pioneiro estão participando dos JEPS em Siqueira Campos. Os vencedores da fase regional, que aconteceu no fim do mês de maio, disputam nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Nesta etapa, toda a expectativa das equipes está em conquistar vaga para a fase final dos JEPS 2022.

Durante a cerimonia de abertura, que ocorreu no Ginásio de Esportes Raulino Ceccon, a chefe do NRE de Ibaiti, Leila Cândido de Bonfim Torres, lembrou do período em que os JEPS não aconteceram por conta da pandemia e da alegria de todos pelo retorno das competições. “Nós somos mais do que vencedores porque estarmos aqui, sobrevivemos! E palavra de ordem é gratidão. O esporte tem esse valor porque foi você, professor de Educação Física, que está aqui. Então, alunos, olhem para seu professor e digam: obrigada, nós estamos aqui porque você nos estimula, impulsiona e nos ama”. A professora também agradeceu aos gestores públicos do município, que estão dando apoio ao evento.

Representando o poder público de toda a região, o prefeito anfitrião dos JEPS, Luiz Henrique Germano, saudou aos alunos atletas e agradeceu por todos estarem em Siqueira Campos. “É uma satisfação estarmos juntos nesta noite. Agradeço a todos os jovens por estarem aqui, competindo em várias modalidades. Que os Jogos transcorram bem e que vençam as melhores equipes. Viva os JEPS, viva Siqueira Campos, viva o Norte Pioneiro”, comemorou Germano. Na oportunidade, ele agradeceu toda a equipe do município pelo empenho em colaborar com a realização do evento esportivo na cidade.

Um dos momentos mais aguardados foi a entrada da tocha olímpica, que foi conduzida pelo pequeno atleta local, Lorenzo Morikawa, que é atual campeão paranaense de karatê, na etapa de Maringá. Já, o Juramento do Atleta foi realizado por Guilherme Kapp, do Colégio Estadual Sagrada Família (Siqueira Campos), que é destaque estadual no xadrez, acumulando três medalhas de ouro nos JEPS. A noite foi finalizada com apresentações artísticas.

1º dia de competição

Nesta quinta-feira (16), iniciam as disputadas de futsal, voleibol, handebol, xadrez e atletismo. A programação completa dos JEPS em Siqueira Campos pode ser conferida em www.jogosescolares.pr.gov.br/modules/fase_final/uploads/2022_jeps_macro_scam_programacao.pdf.

A fase final dos JEPS acontece em duas etapas. Do dia 15 a 23 de julho será realizada a competição para alunos atletas de 12 a 14 anos, no município de Campo Mourão. Já, de 05 a 13 de agosto, é a vez das equipes de 15 a 17 anos competirem em Pato Branco.

Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e Superintendência Geral do Esporte. O evento conta com a parceria da Federação Paranaense de Desporto Escolar (FDE-PR), Núcleos Regionais de Educação e Prefeituras.

 

COM/JEPS

Fernanda Pereira

Governo Municipal


Siqueira Campos