Governo Municipal faz parceria com a Santa Casa e Cisnorpi, e realiza exames de endoscopia e colonoscopia em Siqueira Campos

Saúde - Quinta-feira, 14 de Julho de 2022


Governo Municipal faz parceria com a Santa Casa e Cisnorpi, e realiza exames de endoscopia e colonoscopia em Siqueira Campos

O Prefeito Germano firmou um acordo junto ao Cisnorpi, em que a Administração Municipal, através de uma suplementação financeira ao consórcio, passa a oferecer atendimentos de Endoscopia e Colonoscopia na Santa Casa de Siqueira Campos.

Os atendimentos são feitos através de encaminhamentos prévios, 100% pelo SUS, sem nenhum custo adicional para o paciente, que relataram que antes iam para outros municípios da região, como Jacarezinho e Ibaiti, para buscar o atendimento e que ainda demorava horas na fila para ser atendido.

O tempo de espera era de 4 meses pra conseguir vaga, ainda tinha que se deslocar pra outra cidade e gastar dinheiro com alimentação. Como é bom te um atendimento na nossa cidade. E ainda, aqui é muito bom e muito rápido.

Disse, Margaret - paciente que realizou exame recentemente.

 

Segundo o médico especialista, Dr. Jacy Cleto, responsável pelos atendimentos, e, segundo a Santa Casa, as pessoas não ficam mais que 40 minutos dentro do hospital:

Conforme a demanda, marcamos todos os atendimentos da semana para um único dia, cerca de 15 a 20 exames realizados no dia. São 15, 20 minutinhos aguardando a vez e mais uns 20 minutos que eu levo pra realizar o exame e pronto, a pessoa sai com o laudo em mãos.

Os exames realizados são de endoscopia e colonoscopia digestiva de diagnóstico, e alguns outros procedimentos relacionados. O Dr. Jacy ainda salientou a necessidade dos exames de maneira preventiva:

É indicado para quem começa a ter intestino preso ou diarreias de maneira irregular, antes você não tinha e passou a ter. Conseguimos diagnosticar qual o real problema, e que muitas vezes são doenças tratáveis mas que podem ocasionar em um câncer, se não tratados precocemente. 

 

É importante, assim como o exame de próstata, que após os 40 anos todas as pessoas façam um exame a cada 5 anos como prevenção.

Governo Municipal


Siqueira Campos