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Dentre reuniões e ações, foi realizado um estudo psicopedagógico com professores
A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO de Siqueira Campos/PR, deu início às suas atividades do ano letivo de 2022, onde além de reuniões prévias na secretaria, foram feitas reuniões com diretores, coordenadores, pedagogos e professores.
A Semana pedagógica se deu com ações envolvendo todos os professores: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado.
Após as reuniões com Direção, Coordenação e Equipe Pedagógica das escolas para repassar informações relevantes todo o andamento do ano, foi feito um estudo com os professores, conforme descrição sintetizada abaixo:
- A psicóloga realizou uma meet onde destacou a importância do COMPROMETIMENTO com a aprendizagem dos alunos. Explicou sobre a aquisição de testes avaliativos para alunos da Educação Infantil e a necessidade de se trabalhar habilidades básicas com os alunos (alfabetização, interpretação de texto, matemática básica), levando em consideração as defasagens pedagógicas decorrentes dos dois anos de Pandemia. Salientou que seguindo as orientações do MEC , deverá ser focado nas áreas mais prejudicadas, pensando sempre no bem estar, saúde emocional e acolhimento das nossas crianças.
- A psicopedagoga abordou que em 2022, deverá ser priorizada a aprendizagem dos alunos. Considerou que o ensino remoto causou lacunas e defasagens pedagógicas e que durante esse ano, será imprescindível a retomada de conteúdos, a readequação curricular, o foco no Atendimento Educacional Especializado para alunos com maior dificuldade e devidamente avaliado. Esclareceu sobre os atendimentos da Educação Especial já ofertado pelo Município.
- As pedagogas da secretaria também fizeram sua fala baseada no comprometimento com a aprendizagem, a necessidade de se estabelecer um currículo adaptado, com adequações para que os alunos superem suas defasagens. Acrescentaram que a implantação de dois professores em algumas turmas tem tudo para ser um reforço no atendimento pedagógico de cada criança, levando em consideração que o aluno terá um melhor atendimento em sala de aula. Sem deixar de lado todos os conteúdos, foi reforçado que a escola básica deve trabalhar o básico: oralidade, leitura, escrita, interpretação e as
quatro operações, pois são habilidades básicas que a criança precisa para dominar todos os demais conteúdos curriculares. Foram reforçados os protocolos de segurança em relação ao enfrentamento da COVID-19 nas escolas.
- O Coordenador da Educação Infantil realizou o estudo sobre “As vivências lúdicas e textos poéticos na Educação Infantil”, que contempla o papel da literatura para do desenvolvimento do psiquismo da personalidade e do intelecto. Após a reflexão, pautou sua fala na necessidade das escolas de Educação Infantil reforçar o atendimento da criança em todos os aspectos: físico, social, mental, intelectual, emocional e pedagógico, refletindo também sobre o ensino remoto na educação infantil.
- A semana pedagógica se estendeu, sendo realizada a distribuição de aulas, reunião com o Diretor da Escola e Coordenadores do CMEIs, bem como os professores tiveram um dia destinado para arrumação das salas de aula e confecção de matérias para receber os alunos.
A Secretária Municipal de Educação cuidou dos detalhes desse início de ano e também conseguiu visitar algumas escolas e CMEIs, dando boas vindas a todos. Responsabilizou-se pela entrega do presente, onde cada criança recebeu uma bola ou um brinquedo. Também organizou a entrega dos kits de material escolar .
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R$ 286,13
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R$ 316,66
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