Há exatos 90 dias, a cidade estava em angústia por causa dos casos de COVID-19 na nossa cidade, foi o recorde de casos ativos durante toda pandemia. 414 pessoas estavam com o vírus ativo. Há 36 dias, o COVID-19 bate outro recorde, esse ainda mais triste, foram 30 óbitos durante o mês inteiro de maio.
Mas com a chegada da vacina os casos diminuíram consideravelmente, e agora, o povo já calcula os dias em que a pandemia vai acabar. Nesta segunda-feira (05), batemos um recorde extremamente positivo, o de vacinas aplicadas em um mesmo dia. Foram 407 doses de esperança aplicadas em um único dia, quase 2% da população levou uma "agulhada" nesta segunda.
E a vacinação segue em ritmo acelerado, com a chegada de mais doses a Secretaria de Saúde abriu para pessoas com 45 anos ou mais se vacinarem. Segundo estimativa realizada, se continuarmos no ritmo das últimas 5 semanas (em média 718 D1/semana), até a 3ª semana de setembro, toda população adulta terá sido vacinada. Isso sem considerar que a SESA pode enviar lotes com ainda mais doses, e dias como o de ontem podem se replicar e a vacinação geral terminar muito antes.
SIQUEIRA CAMPOS