Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023

Cidade de Siqueira Campos acumula lideranças em índices de desenvolvimento econômico e sustentável

Geração de empregos, educação, crescimento populacional e agora sustentabilidade, saiba mais.

Siqueira Campos emerge como um farol de liderança em múltiplas áreas, acumulando conquistas notáveis em diversos índices de desenvolvimento. Não apenas uma, mas várias proezas contribuem para a aura de excelência que envolve a nossa cidade. Seja no âmbito da geração de empregos, educação, crescimento populacional ou, mais recentemente, sustentabilidade, Siqueira Campos se ergue como um exemplo a ser estudado e admirado.

GERAÇÃO DE EMPREGOS - Há vários anos, Siqueira Campos é o líder regional na geração de empregos, um título que foi mantido com dedicação e perseverança. E essa liderança não é mera casualidade, é um resultado direto de estratégias bem executadas aliadas a industrialização e políticas voltadas para o crescimento econômico sustentável.

CRESCIMENTO POPULACIONAL - O cenário se amplia com o novo Censo do IBGE (2022), que atestou a ascensão contínua de Siqueira Campos. Enquanto muitas cidades do Norte Pioneiro se estagnaram ou retrocederam, nossa cidade é apontada como uma exceção. Não apenas o crescimento populacional se manteve, mas Siqueira Campos se destacou como a cidade que mais cresceu entre as 45 cidades da região. Um marco que ecoa o compromisso da cidade com um futuro dinâmico e promissor.

EDUCAÇÃO - A busca incessante pela excelência também permeia o campo da educação. O IDEB de 2022 reconheceu Siqueira Campos como detentora da segunda melhor educação da NRE de Ibaiti. Isso reforça nossa dedicação à criação de um ambiente de aprendizado que capacita e inspira as mentes do futuro.

SUSTENTABILIDADE - E agora, um novo título amplia nosso repertório de realizações: Siqueira Campos é a cidade mais sustentável do Paraná. Nossa cidade ocupou a 88ª posição no ranking entre todas as 5.568 cidades do Brasil, superando inclusive importantes centros urbanos, como a capital Curitiba, que se posicionou na 389ª colocação.

Alguns dos aspectos que contribuíram para a conquista de Siqueira Campos como a cidade mais sustentável do Paraná, conforme avaliado pelo Índice, incluem:

Saúde e Bem-Estar: A cidade se destaca por sua baixíssima taxa de mortalidade infantil, cuidado de saúde abrangente e qualidade das Unidades Básicas de Saúde.

Água Potável e Saneamento: Com altos níveis de população atendida por abastecimento de água e saneamento adequado, Siqueira Campos demonstra um compromisso com a saúde pública.

Trabalho Digno e Crescimento Econômico: As baixas taxas de desemprego, especialmente entre os jovens, e o incentivo à educação e emprego são pilares do desenvolvimento sustentável da cidade.

Redução das Desigualdades: A cidade se esforça para reduzir a disparidade na mortalidade infantil entre diferentes grupos e promove um ambiente seguro e inclusivo para todos.

Cidades e Comunidades Sustentáveis: Siqueira Campos se orgulha de proporcionar um baixo tempo de deslocamento para os cidadãos de baixa renda até o trabalho, além de uma baixa taxa de habitações precárias.

SOBRE O ÍNDICE DE SUSTENTABILIDAE - A conquista foi solidificada pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil, um selo de aprovação que não apenas consolida nossa posição, mas também reconhece nossa abordagem integral à harmonia entre crescimento e preservação ambiental. Esse reconhecimento foi proclamado no recente Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, realizado em Belém, no Pará.

A validação desses feitos é resultado do minucioso trabalho do Instituto Cidades Sustentáveis, que utilizou dados de diversas fontes confiáveis, como DataSUS, Atlas Brasil, Ministério da Cidadania, IBGE, IPEA e IDEB, para avaliar o progresso das cidades.

Consulta completa aqui.

Em suma, Siqueira Campos se sobressai como um exemplo multifacetado de sucesso. Um líder em geração de empregos, um ponto de crescimento vibrante em meio a cenários nacionais de crise, um bastião de educação inspiradora e, agora, a cidade mais sustentável do Paraná. Uma cidade que não apenas vive o presente, mas modela um futuro próspero e equilibrado para todos.