Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024

Prefeitura de Siqueira Campos e Copel unem esforços para criar Horta Comunitária

Essa iniciativa faz parte do Programa Cultive Energia

A Prefeitura de Siqueira Campos e a Copel anunciam uma colaboração para implementar uma Horta Comunitária na Avenida das Torres, no bairro Alphaville, a partir deste mês de fevereiro.

Essa iniciativa faz parte do Programa Cultivar Energia, um projeto socioambiental corporativo que busca transformar áreas ociosas embaixo de linhas de energia em hortas comunitárias, promovendo a substituição de espaços subutilizados por áreas verdes e produtivas.

O Cultivar Energia não apenas contribui para a melhoria do espaço urbano, mas também estimula a segurança alimentar e oferece oportunidades de geração de renda para a comunidade. Essa ação alinha-se perfeitamente com as políticas públicas municipais voltadas para a agricultura urbana, inclusão social e sustentabilidade.

Além disso, ela fortalece o compromisso da cidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), especialmente os ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos).

O processo de implementação da Horta Comunitária em Siqueira Campos será conduzido de maneira cuidadosa e responsável.

Inicialmente, a prefeitura realizará a limpeza do local, incluindo a remoção de árvores que estão em áreas de servidão e representam riscos de acidentes, de acordo com a legislação vigente. Como compensação, o Departamento de Meio Ambiente da prefeitura plantará árvores em outras localidades.

A Copel, por sua vez, será responsável pelo cercamento e aterramento de todas as áreas designadas para a Horta Comunitária, garantindo a segurança física do projeto. O objetivo é proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável da horta, protegendo-a de possíveis interferências externas.

O projeto contará com a participação de 20 famílias locais, selecionadas por meio de cadastramento e organização realizado pela Prefeitura de Siqueira Campos. Essas famílias terão a oportunidade de contribuir ativamente para a criação e manutenção da Horta Comunitária, promovendo a colaboração e fortalecendo os laços dentro da comunidade.