Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 23 de Março de 2022

Semana do Dia Mundial da Água

Ações com a educação, missa, homenagens e conscientização. Saiba tudo que aconteceu.

Semana do Dia Mundial da Água

Atos de conscientização marcam semana do Dia Mundial da Água.

O Departamento de Meio ambiente realizou uma ação de conscientização nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação, e cada escola levou uma mensagem na Missa do Dia Mundial da Água, realizada neste domingo (20), no Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde.

Além das mensagens das escolas, algumas autoridades se pronunciaram sobre a importância da conscientização e valorização do nosso bem mais precioso: a água. Por último foi realizado uma benção em centenas de garrafinhas de água e que foram distribuídas pelo Departamento e pela igreja no final da missa.

Na manhã de quarta-feira (23), tivemos mais ações. O senhor Benedito Aparecido dos Santos, ex-vereador e funcionário público, foi o vereador mais votado nas eleições de 1976 e reeleito em 82, recebeu uma singela homenagem e pôde contar um pouco da sua luta das causas ambientais desde a sua época como vereador.

"Já naquela época dizíamos, se não tomarmos conta do meio ambiente, principalmente das matas ciliares, o Norte Pioneiro se tornará um deserto. Ainda podíamos nos dar ao luxo de dizer que tínhamos 20% de mata nativa na região, mas hoje graças ao descuido da maioria, nem 10% temos”, disse o “Dito Santero”, como era popularmente conhecido.

Essa preocupação é era prevista há muito tempo, “lá em 1994 quando foi instituído o dia mundial da água, tinha essa preocupação com a questão da água e sua escassez. Já estamos em 2022 e a realidade é uma situação de muita dificuldade em vários bairros rurais e na cidade. Nossos antepassados não cuidaram e nós não podemos ser negligentes, temos que fazer ações e campanhas para que nossas próximas gerações tenham ainda mais consciência e não passem por mais dificuldades ainda”, falou o Prefeito, Luiz H. Germano.

Conscientizar as crianças é fundamental, são elas que estarão com a corda na mão para realizar ações no nosso futuro, “esse trabalho é primordial, e foi feito também junto com a educação para que as escolas levem cada vez mais essa ideia aos alunos, fazendo campanhas pra plantar uma sementinha em cada uma das crianças pra que eles possam tornar o futuro ainda melhor”.

E tomar atitudes são importantes, mas não só o poder público deve agir, “a iniciativa também tem que partir de toda cidade, nós vamos investir cada vez mais em infraestrutura, e o aproveitamento da água deve ser feito sempre de maneira inteligente nas construções de novas residências e outros tipos de prédios”, disse o Vice-Prefeito, Paulo C. Leite dos Santos.

“O tema da campanha deste ano não é atoa, pensar mundialmente, agir localmente. Não é esperar por ações na Amazônia por ser o berço natural do planeta. Nós precisamos de ações nas nossas comunidades, por exemplo, temos cerca de 25 mil habitantes, se cada um plantasse uma muda de árvore por ano, seriam 25 mil árvores a mais por ano só em nossa cidade. Seria fantástico'. Disse o Presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Junior Carvalho.

Ao final das ações dessa quarta, foram soltos balões no céu com sementes de árvores que serão levadas e semeadas em algum lugar e distribuídas algumas mudas com uma garrafinha de água.